Em uma noite de muita animação e samba no pé, Teresina conheceu nesta sexta-feira (01) suas novas majestades do Carnaval 2019. Trinta e oito candidatos subiram ao palco do Iate Clube, com direito a torcidas organizadas. A festa é organizada pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Dando início ao concurso, Anatasha Rodrigues e Celso Abué foram coroados como Rainha e Rei da Pessoa com Deficiência. Logo em seguida, o palco ficou pequeno para os candidatos da Pessoa Idosa. Com a maioria dos votos, a nova Rainha é Antônia Dilsa de Sousa e após um empate e diferença de três votos, o novo Rei é Godofrêdo Alves da Costa conhecido como Mamulengo.

Para o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, a seleção destaca a importância da cultura. “A seleção é a reafirmação do compromisso da cidade com a cultura e entretenimento e a Semcaspi se sente feliz em participar dessa grande festa”, disse.

Dando continuidade a festa, aclamada pelo público, a nova Rainha Trans, Dani Venturinni se destacou e levou a maioria dos votos. “”Foi uma expectativa muito grande,porém nas dificuldades mais no final foi bem recompensador”, disse. Assim como Dani, o novo Rei Momo do Carnaval, Lerival da Costa Oliveira, conquistou o público e jurados pela sua simpatia e samba no pé. “Ser ícone dessa festa me deixa muito feliz, ver a alegria das pessoas e a importância que a figura da majestade tem só me deixa com vontade de levar muita animação a todos”,  disse Lerival, que decidiu concorrer após uma campanha organizada nas redes sociais.

O desfile mais aguardado da noite foi o das beldades concorrentes a Rainha, que aconteceu de forma calorosa. A cada candidata, o público presente mostrava entusiasmo e animação. Mara Cardoso foi coroada pela sua simpatia e desenvoltura ao desfilar e sambar na passarela. “Nós precisamos de energia e simpatia e pretendo transmitir isso durante o Carnaval 2019”, afirmou a majestade.

A premiação varia de acordo com cada categoria, sendo R$ 5.000 reais para rei e rainha tradicional e R$ 3.500 reais para as demais majestades.

Para o jurado Genésio Filho, a coroação representa tradição e alegria. “Os reis e rainhas fazem um trabalho muito legal durante o ano, e a sua escolha nos transmite alegria e tradição dessa festa tão bonita que é o carnaval e a folia de momo”, disse.

Com a confirmação da importância da tradição de momo, o superintendente da FMC, Abiel Bonfim, acredita que a alegria dos candidatos contagia. “Estamos resgatando a tradição de momo na cidade e a alegria vista hoje pelos candidatos, levou o público a loucura. Foi muito bonito de acompanhar”, destacou.