Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves

Conselheiros Municipais de Política Cultural tomam posse no Palácio da Cidade

01/11/2017 - 15h11
a278fd2188

Na manhã desta quarta-feira (01) aconteceu a posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) no Salão Nobre do Palácio da Cidade. O CMPC é constituído por 18 membros titulares e igual número de suplentes, que irão elaborar o Plano Municipal de Cultura.

De acordo com Jairo Cezar, membro suplente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Plano Municipal de Cultura define políticas públicas para a cultura por 10 anos. “Esse Plano define a cultura do município por 10 anos e essa nova formatação de cultura do país nos traz a expectativa de uma nova era, para a sociedade e gestões culturais”, disse.

O CMPC é um órgão colegiado, de composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, com caráter consultivo, deliberativo e normativo, é vinculado a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) e tem como objetivo principal assessorar a Prefeitura de Teresina e FMCMC, no âmbito da sua competência, bem como contribuir para a execução das políticas públicas do município, articulado aos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura.

Durante a posse, o prefeito Firmino Filho destacou a importância do Conselho e ressaltou o cuidado com a formação. “A cultura passa por um novo momento e em Teresina existem alguns pontos muito fortes, como a música, que se destaca por seus projetos, escolas e formação. Devemos olhar com atenção e cuidado para a formação do cidadão. Essa é a palavra que precisamos trabalhar, formação”, ressaltou.

No Conselho estão representantes dos segmentos de música, teatro e circo, dança, audiovisual, artes visuais, patrimônio cultural imaterial, patrimônio cultural material e natural, literatura e OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.