Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves
Teresina, 22 de Novembro de 2017
  • 2ae47ccb79

Você está em » Destaques

Fundação Monsenhor Chaves lança I Festival de Violão de Teresina

25/10/2017 - 11h10
Daniel Murray

Com o objetivo de disseminar a arte e música, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves lança o I Festival de Violão de Teresina. O evento será realizado nos dias 17,18 e 19 de novembro no Palácio da Música e reúne músicos experientes conhecidos nacional e internacionalmente para apresentações, palestras e masterclass. A entrada e inscrições são gratuitas.

“Teresina é praticamente a capital o violão. A FCMC tem em seu quadro os melhores violonistas da cidade, então sentimos a necessidade de mostrar o trabalho dos professores, alunos e os talentos para toda a sociedade”, afirmou Abiel Bonfim, superintendente da FCMC.

O evento visa fomentar o desenvolvimento de músicos, com cursos e encontros, em momento de intercâmbio cultural, além de presentear a comunidade com apresentações gratuitas de grandes músicos.

As inscrições podem ser realizadas no Palácio da Música de Teresina, localizado no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, nª 1241, Centro. Ainda de acordo com Abiel Bonfim, a primeira edição do festival será marcada pela troca de experiência entre artistas. “A programação foi pensada para atender todas as idades. Com as aulas, os inscritos vão poder tirar dúvidas, aprender e conhecer o que está sendo feito em outros Estados e países”, disse.

Entre os convidados estão: Marco Pereira, Elodie Bouny, Alessandro Penezzi, Daniel Murray, Antonio José Rodrigues (Luthier), Alessandro Soares (Diretor do Acervo do Violão Brasileiro), Felipe Vilarinho, Damião Bezerra, Wellington Torres e a Orquestra de Violões de Corrente e Teresina.

De acordo com o violonista e um dos coordenadores do festival, Josué Costa, a expectativa com o evento é alta devido a Teresina ser uma capital com grande número de violonistas. “Nossa cidade tem uma riqueza violonista muito forte, temos muitos talentos, projetos, escolas de música e o nascimento desse festival fomenta a nova geração, ele vem para ajudar e manter viva a tradição e o amor pelo violão na capital”, comenta.

Confira a programação completa do I Festival de Música de Teresina:

17/11 – Sexta-feira

19h: Cerimônia de abertura;

19h30: Recital de abertura com a Orquestra de Violões de Teresina;

20h15: Recital com Alessandro Penezzi;

18/11 – Sábado

08h: Palestra com Antonio José Rodrigues (Luthier)

14h: Palestra com Alessandro Soares (Diretor do Acervo do Violão Brasileiro)

17h: Recital com Orquestra de Violões de Corrente

17h40: Recital com Felipe Vilarinho

20h: Recital com Elodie Bouny

20h45: Recital com Daniel Murray

19/11 – Domingo

08h: Masterclass com Elodie Bouny

11h: Recital com Fabricio Gallegos Rojas (Projeto Concertos Matinais)

14h: Masterclass com Daniel Murray

17h: Recital com Damião Bezerra

17h40: Recital com Wellington Torres

19h30: Cerimônia de encerramento;

20h15: Recital com Marco Pereira, participação de Elodie Bouny