Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves
Teresina, 20 de Setembro de 2017
  • 2ae47ccb79

Você está em » Destaques

I Festival de Tambozeiros de Teresina acontece neste sábado (05)

04/08/2017 - 11h08
c9c243194f

Acontece neste sábado (05) o I Festival de Tambozeiros de Teresina no Parque Lagoas do Norte, a partir das 19 horas. O evento terá a apresentação de dez grupos inscritos e o resultado final será apresentado no dia 19 de agosto na Ponte Estaiada, durante a 5ª edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte.

Serão treze jurados avaliando a desenvoltura dos grupos e a grande espera será pelo Mestre Bita do Barão, que irá presidir a mesa.

Segundo Ingrid Silva, Conselheira Nacional de Política Cultural representando a cultura Afro-Brasileira dentro do Ministério da Cultura e produtora do festival, o dia será repleto de emoção para todos que fazem parte da cultura negra e religião. “Estamos ansiosos pela realização do concurso, ficamos gratos pela receptividade do concurso no município e pela procura na hora das inscrições. Então, acreditamos que esse sábado será um momento marcante para nossa cultura e para próximos passos que virão”, disse.

Cada grupo de Tambozeiro poderá ser composto por no máximo sete membros e terão até trinta minutos de apresentação. A premiação será para os três primeiros colocados. O primeiro lugar irá receber o valor de R$ 3.000,00, o segundo lugar o valor de R$ 2.000,00 e o terceiro lugar recebe um kit de atabaques.

O festival tem como objetivo resgatar as manifestações culturais dos Povos de Matrizes Africana. É um realização da Prefeitura de Teresina e Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) em parceria com o Programa Lagoas do Norte, Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (SASC) e Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST).