Teresina, 14 de Agosto de 2018

Você está em » Destaques

I Festival de Violão deu início às comemorações de aniversário do Palácio da Música

20/11/2017 - 14h11

No último final de semana o Palácio da Música foi palco para muita arte através do violão. O local foi a casa escolhida para realizar o I Festival de Violão de Teresina, para dar início às comemorações de aniversário do local, que completa nesta segunda-feira (20) oito anos.

Presente na abertura do festival, o músico natural de Piracicaba, interior de São Paulo, Alessandro Penezzi acredita que festivais são fundamentais para que novas gerações tenham contato com a música de maneira didática. “Podemos observar algumas mudanças entre gerações, esse contato com o didático diminui consideravelmente e festivais como esse servem para somar conhecimento. A música desenvolve sentidos que são mais subjetivos, que completam a personalidade e percepção da pessoa”, afirmou.

Ovacionado por uma plateia formada por todas as idades, Penezzi subiu ao palco logo após a Orquestra de Violões da cidade e convidou o músico local Anderson Nóbrega para uma apresentação com muita emoção. O segundo dia de evento, além de recitais como o da Orquestra de Violões de Corrente, Elodie Bouny e Daniel Murray, os inscritos puderam conferir duas palestras com Luthier e com Alessandro Soares, diretor do acervo de violão brasileiro.

O encerramento aconteceu no domingo (19) e começou com algumas homenagens, entre elas para o poeta e escritor piauiense Cineas Santos, que em seu discurso falou da importância de interferir positivamente para a cultura local e que novas gerações possam desfrutar disso. O dia foi marcado pela masterclass com Elodie Bouny e Daniel Murray e recitais de Felipe Vilarinho, Damião Bezerra, Wellington Torres e Marco Pereira.

Para o vice-prefeito de Teresina, Luiz Junior, o festival de música surpreendeu pela grandiosidade e pela receptividade da população. “Estou maravilhado com tamanha grandiosidade desse festival. Ver o Palácio da Música lotado, com pessoas se apertando até mesmo no chão para aplaudir os artistas, nos impulsiona a fazer muito mais e a acreditar que eventos como este são mais que necessários”, disse.

Comemoração

Celebrando oito anos de existência, a casa preparou uma vasta programação com diversos artistas da casa e convidados. O evento acontece na noite desta segunda-feira (20), a partir das 19h30, com entrada franca.

Entre os artistas estão Quarteto de Cordas da OST, Quarteto The Sax, André de Sousa, Luana Campos, Soraya Castelo Branco, Flávio Moura e Banda, Vagner Ribeiro e Valor de PI, W2B e Luciano Santos.

O Palácio da Música foi inaugurado em 20 de novembro de 2009, como uma reivindicação antiga por um espaço propício para os grupos musicais da Prefeitura de Teresina ensaiarem e se aprimorarem. O antigo Mercado do Cajueiro, agora totalmente readaptado, conta com seis salas de estudo, salas de ensaios, sala para concerto denominada Possidônio Queiroz, com 140 lugares. Todos os espaços têm uma acústica apropriada de forma que não há interferências de sons. É a casa da Orquestra Sinfônica de Teresina, Orquestra Sanfônica de Teresina, Banda 16 de Agosto e Orquestra de Violões.

A casa é mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) e fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro.