Teresina, 21 de Abril de 2018

Você está em » Museus

Museu de Arte Sacra de Teresina

25/08/2015 - 12h08

Na ativa desde o aniversário de 159 anos de Teresina, o Museu é fruto do entendimento entre D. Sérgio da Rocha, enquanto Arcebispo de Teresina, e o Prefeito Elmano Ferrer, que vislumbraram na coleção sacra do Prof. Paulo de Tarso Libório uma forma de brindar Teresina com uma categoria de museu ainda inexistente na cidade. Ele fica localizado na Rua Olavo Bilac com Vinte e Quatro de Janeiro, N° 1481, Centro.

O acervo do Museu Paulo Libório é composto, aproximadamente, de duas mil peças dos séculos XVII a XX, contém imaginária sacra, alfaias, paramentos e mobiliário, tendo surgido da junção de alguns pertences da Arquidiocese de Teresina, da compra efetuada pela Prefeitura e de empréstimos de colecionadores da comunidade. A coleção foi organizada em forma de museu, para ser apresentada ao público interessado na memória religiosa através da arte.

A nomeação do museu é uma homenagem a Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório justa, visto que foi ele o primeiro bispo natural do Piauí que serviu em nossa Capital e, ainda mais, que a casa, agora transformada em museu, foi sua última moradia. Nascido em Picos, em 1913, foi ordenado padre em 8 de abril de 1939 e nomeado Bispo de Teresina em 5 de junho de 1949, vindo a falecer em 31 de março de 1981.

Endereço:Rua Olavo Bilac, nº 1481, Centro Sul

Funcionamento: segunda a sexta-feira, no horário de 9h as 17h.