Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves

Museu Dom Paulo Libório recebe visita de grupos turísticos e escolares

09/11/2017 - 15h11
IMG_5083

Com um rico acervo de objetos artísticos e religiosos, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório reúne grandes histórias que enriquecem a cultura piauiense. Mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a casa recebe semanalmente visitas de grupos e escolas. Nesta quinta-feira (09), 130 alunos de escolas da capital e de Altos, passaram pela casa com o objetivo de aprender sobre o culto católico e a arte ligada a sacralidade.

Segundo o professor Claudio Barros, da Escola Dirceu Arco Verde em Batalha, a visita ajuda na formação dos alunos. “Acredito que esse contato, será uma experiência bastante positiva para a formação dos alunos, que irão levar imagens e informações para compartilhar com os colegas”, disse.

As visitas escolares acontecem mediante agendamento no Museu, e sempre com o acompanhamento de professores que desejam que os alunos adquiram maiores conhecimentos sobre a memória da cidade. A entidade também agenda visitas de grupos turísticos.

Para a diretora da casa, Maria Amélia, a entidade pública tem como objetivo promover o conhecimento e a difusão da religiosidade. “Contamos um pouco da história de arte sacra com peças de Dom Paulo Libório. Essa visita os jovens aprendem um pouco dos ritos religiosos, e ajuda na educação e conhecimento deles, que é o nosso grande objetivo, além de difundir nossa arte”, afirmou.

Museu Dom Paulo Libório

Há seis anos presenteando a população local e visitantes, o meuseu é um importante espaço cultural teresinense. O espaço surgiu da junção de alguns pertences da Arquidiocese da cidade e de doações feitas por colecionadores da comunidade.

Inaugurado em 15 de agosto de 2011, o local foi a última moradia de Dom Paulo Libório, primeiro arcebispo da cidade. Grande parte das peças expostas era de Dom Paulo, assim como os dois mil livros disponíveis na biblioteca do museu.

O acervo do museu é composto por aproximadamente 2.000 peças dos séculos XVII a XX.  São imagens sacras, alfaias, oratórios, paramentos e mobiliário. A casa está localizada na Rua Olavo Bilac, 1481 e funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, com entrada de apenas R$ 1,00.