Teresina, 21 de Abril de 2018

Você está em » Notícias

O ano de 2017 marca momento de fortalecimento para grupos populares

12/12/2017 - 12h12

A área de Cultura Popular de Teresina, denominada Patrimônio Cultural Imaterial, no ano de 2017 ganhou um novo significado devido ao fortalecimento de suas ações. Envolvendo todas as manifestações culturais da cidade, desde blocos carnavalescos e reisado, até teatro de bonecos, bumba meu boi, festa do Divino, quadrilhas juninas, tambor de crioula e lendas, a área esteve presente nos quatros cantos da cidade.

Durante todo o ano, algumas ações se destacaram como o Encontro de Bumba Meu Boi, que acontece no mês de julho. O evento aconteceu no Parque da Cidadania, com a apresentação de doze bois contado a história de Chico e Catirina, e teve como objetivo valorizar o folclore nordestino.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC), Luís Carlos Alves, a tradição dos bois simboliza a união familiar. ” Acreditamos na força da família e das tradições. Desde pequenos somos acostumados com histórias de boi, reisado e contos, por conta disso, buscamos dar continuidade e visibilidade ao nosso folclore”, disse.

Durante o mês de outubro, ruas, teatros e parques contaram com apresentações de teatro de bonecos, com a VIII Mostra de Teatro de Bonecos. Foram vinte e cinco apresentações espalhadas pela cidade.

De acordo com o coordenador da Divisão de Cultura Popular de Teresina da FCMC, Wellington Sampaio, as ações movimentaram a área, renovando nos praticantes o sentimento de valorização. “Pudemos observar nos praticantes a vontade de dar continuidade para as manifestações folclóricas. Desde pequenos a grandes eventos, os grupos populares mostraram seu trabalho e tiveram boa aceitação da população. Em 2018, voltaremos com mais práticas populares e contamos com a participação dos atuais e de novos grupos”, afirmou.

Um dos destaques na cultura teresinense fica por conta do Dia dos Santos Reis, comemorado no dia 06 de janeiro. Em 2018, a comemoração acontece no dia 07 com a participação de quatro grupos no Parque da Cidadania, encerrando os festejos natalinos. A Festa de Reis faz parte da tradição cristã, onde Jesus Cristo, recém-nascido recebe a visita de magos que o presentearam com ouro, incenso e mirra.