Nesta quinta-feira (19), inicia um dos mais importantes eventos da capital, o Festival de Dança de Teresina. Durante quatro dias a cidade sediará o maior encontro de bailarinos e coreógrafos da região, oferecendo oficinas e palestras com grandes profissionais da área.

Em sua 22ª edição, o festival tem como intuito apresentar os jovens talentos para a sociedade, bem como permitir um contato com renomados bailarinos do país, servindo como um espaço de visibilidade para dançarinos em ascensão na arte.

O evento, promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), é referência no cenário artístico do país. Para Casius Clay, coordenador de dança da FMC, o festival é uma importante vitrine aos artistas da dança.

“Com o encontro de bailarinos e coreógrafos, temos a oportunidade de sermos vistos por jurados renomados que, ao final do evento, proporcionam bolsas de estudos em escolas dentro e fora do país“, conta Casius. Nesta edição, o evento conta com mais de 400 coreografias de 72 grupos dos mais diversos cantos do país que brilharão no palco do Theatro 4 de Setembro. OFICINAS Além das apresentações dos grupos, o festival oferece palestras e cursos de Jazz e iniciação de sapateado americano com Erick Gutierrez; Clássico intermediário com André Malosá e Contemporâneo com Matheus Brusa, que oferecerá palestra de composição coreográfica. As aulas acontecem a partir das 9h na Escola Estadual de Dança Lenir Argento e terão a duração de uma hora e trinta minutos, com limite de 40 alunos por classe. As taxas são de R$ 50 para um curso e R$ 80 para dois.