Artistas da dança de todo país agora terão mais tempo para se inscrever no maior encontro de técnica e movimento do Piauí. As inscrições da 22ª edição do Festival de Dança de Teresina foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, dia 09. O evento acontece no mês de setembro e reúne grandes nomes.

Promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Festival tem como objetivo valorizar e disseminar a dança na cidade de Teresina, tornando-a uma referência nacional, bem como revelar bailarinos, coreógrafos, criadores e pesquisadores no fazer da dança.

O edital está disponível no site da Prefeitura de Teresina [www.teresina.pi.gov.br] e da Fundação Monsenhor Chaves [www.fcmc.teresina.pi.gov.br] e, de acordo com o regulamento, ele acontece de 19 a 22 de setembro, aberto para trabalhos de todo o país. As inscrições podem ser feitas na Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, ou via postal, no endereço: Rua Félix Pacheco nº 1440 – Centro, Teresina-PI – CEP: 64001-160. 3.2. Com a prorrogação as inscrições via postal, será considerada postagem datadas até o dia 09 de agosto.

Poderão participar bailarinos, escolas e grupos de dança de todos os estados do Brasil e a seleção será feita pela Comissão Organizadora do Festival de Dança. Os resultados com os grupos aprovados na seleção serão divulgados no dia 19 de agosto nos sites da FMC e PMT, ou junto à Coordenação do Festival na sede da Fundação Municipal de Cultural Monsenhor Chaves, no horário das 8h às 13h.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por 03 (três) membros de expressão no meio artístico da dança, que classificará os trabalhos com nota única. Os trabalhos serão classificados pelo corpo de jurados em: 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar. Os três primeiros classificados em cada categoria/modalidade serão divulgados na mesma noite, após as apresentações.

As premiações serão divididas da seguinte forma: variações, solos, duos, trios, pas de deux e grand pas de deux, os conjuntos classificados em 1º, 2º e 3º lugares em cada modalidade/categoria receberão troféu e/ou medalhas. A premiação em dinheiro chega a R$ 1mil.

O coordenador de dança da FMC, Casius Clay, explica que, devido o recesso de muitas escolas de dança pelo país durante o mês de julho, muitos grupos não conseguiram fazer as inscrições a tempo. “O Festival de Dança de Teresina está no calendário das escolas e sempre temos o intercâmbio de muitos grupos e isso é importante pela troca de experiências”, finaliza.