Na última quinta-feira (01), o Theatro Quatro de Setembro foi palco para a abertura do III Festival de Violão de Teresina. Com casa cheia, o espaço cultural presenciou o marcante show da paulista Mônica Salmaso e dos cariocas Guinga e Jean Charnaux. O evento acontece até domingo (04), no Palácio da Música, com entrada gratuita, a partir das 19h30.

Além dos convidados de fora, a Orquestra de Violões da cidade mostrou um grande encontro de cordas e versatilidade. Promovido com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o evento visa fomentar o desenvolvimento de músicos, com cursos e encontros, em momento de intercâmbio cultural, além de presentear a comunidade com apresentações gratuitas de grandes artistas.
” Essa terceira edição, só consolida o projeto que tanto encanta as pessoas. A música é o perfume da vida, sem ela não vivemos e nós da Fundação ficamos felizes com o crescimento do festival e acreditamos que em cada edição, haverá mais sucesso e mais talentos”, afirma Luis Carlos Alves, presidente da FMC.
Reconhecidos como um dos maiores festivais do país, o projeto conta com a participação de Marcus Tardelli (RJ), Paulo Martelli (SP), Zé Paulo Becker (RJ), Cainã Cavalcante (CE), Conrado Paulino (ARG), Josué Costa (PI), Wellington Torres (PI) e André Marcílio (SP). Além dos recitais, o evento conta com a realização de masterclass, workshops e o II Concurso de Violões.
Como parte das atividades do festival, o concurso reúne na semifinal 12 violonistas inscritos de todo o país. A etapa acontece hoje e amanhã na Oficina da Palavra, e prepara para a grande final no domingo, a partir das 11h. O resultado será divulgado na cerimônia de encerramento do Festival, que acontece no mesmo dia às 19h, no Palácio da Música. Os três primeiros colocados recebem prêmios nos valores de, respectivamente, R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil.
Confira a programação completa:
– 2 de Agosto (Sexta)
Semifinal do II Concurso de Violão