A arte invade toda Teresina. Para todo lugar que se olha, é impossível não avistar a cultura que se espalha pela cidade. Pensando nisso, vários espaços como o CEU – Centro de Arte e Esporte Unificado – Sul, a Casa da Cultura de Teresina e o Teatro do Boi, estão desenvolvendo oficinas de teatro que, além de valorizarem e explorarem o cenário artístico-cultural existente, fazem trabalhos sociais que transformam a vida de muitas pessoas. As aulas iniciam-se no mês de agosto. As inscrições estão abertas.

Os três espaços que realizam as oficinas são mantidos pela Prefeitura de Teresina. O CEU Ana Maria Rego fica localizado no Portal da Alegria, zona sul, e é uma referência de arte e esportes, com um espaço para a prática esportiva, biblioteca e teatro, que recebe duas oficinas de arte da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). A Casa da Cultura fica situada na Rua Rui Barbosa, Centro (Sul), e o Teatro do Boi fica na Rua Rui Barbosa, no Bairro Matadouro.

No CEU – Sul serão ministradas duas oficinas. A primeira, Oficina de Teatro Criança e Pré-adolescente, será realizada às terças, das 14h às 15h30, tendo como objetivo trabalhar a iniciação teatral utilizando as técnicas como instrumento de transformação e autoconhecimento dos participantes. Serão desenvolvidos vários exercícios que estimulam a criatividade, trabalham a desinibição, estimulam a tomada de decisão, a concentração e o equilíbrio emocional. A segunda, Oficina de Iniciação Teatral – Formação Base (Jovens e Adultos), será realizada também as terças, das 16h às 18h, e propõe um estudo mais voltado a formação básica do ator dentro do campo da interpretação, preparando assim os seus participantes para as primeiras experiências interpretativas.

Na Casa da Cultura de Teresina, três oficinas serão realizadas. A primeira, Oficina de Teatro Criança e Pré-adolescente, acontece às quintas, das 14h às 16h. A segunda, Oficina de Teatro para Melhor Idade, acontece às terças, das 8h às 10h e desenvolvem atividades que estimulem as questões físicas e mentais, essenciais para uma vida saudável e vigorosa. E a última, Oficina de Iniciação Teatral – Formação Base (Jovens e Adultos), acontece às sextas, das 8h às 10h.

No Teatro do Boi é realizado o Núcleo de Formação de Atores, para jovens a partir dos 14 anos. Acontece às segundas, de 16h às 19h30, e tem como objetivo trabalhar a formação do ator associando o trabalho em duas vertentes, o desenvolvimento prático com exercícios teatrais, jogos, improvisação, trabalho de corpo, voz e sensibilidade vivencial e a vertente teórica com estudo dos elementos históricos, conceituais e metodológicos.

As oficinas são ministradas pelo diretor teatral Wanden Lima. Formado em Direção Teatral, já coordenou várias oficinas de teatro por toda capital. Em seu currículo, já foi Diretor do Ciarte Matadouro/Teatro do Boi e fundador de diversos grupos no Piauí. Wanden, além de ter participado de muitos Festivais de Teatro em outros estados, apresenta uma estante cheia de prêmios pelo seu trabalho.

O curso é gratuito, com 30 vagas para cada turma. Os interessados podem se inscrever nos próprios espaços que estão oferecendo as oficinas.