Ter uma obra literária publicada requer muito mais do que talento no Brasil. O mercado tenta se adaptar ao público dificultando o trabalho de muitos escritores, que acabam com suas obras na gaveta. Mas, na capital piauiense, a Prefeitura de Teresina por, meio da Fundação Monsenhor Chaves, vem fazendo vitrine do trabalho de muitos artistas com a realização de concursos, premiando com a publicação de livros como no concurso Novos Autores.

O concurso Literário “Novos Autores – Prêmio Cidade De Teresina/Edição 2019 – tem como finalidade premiar autores inéditos piauienses nas categorias Pesquisa Histórica sobre a Realidade Piauiense, Ficção, Poesia, Peça Teatral e Literatura Infantil. Em suas diversas edições, já levou muitos trabalhos para as prateleiras de bibliotecas, incentivando ainda muitos novos escritores teresinenses a lançarem suas obras.

Para um dos vencedores da edição de 2013, o professor, escritor e poeta Gregório Júnior, que já tem oito obras publicadas, sendo quatro por projetos da FMC, o concurso é uma ótima oportunidade para vários escritores saírem do anonimato, sendo uma porta de entrada, principalmente para os jovens.

“Vivemos em um país onde se lê pouco e é difícil para os escritores conseguirem uma porta para lançarem seus trabalhos. O caminho é procurar órgãos que promovem a cultura como a Fundação Monsenhor Chaves, que já promoveu muitos artistas na literatura”, destaca o escritor.

O edital da edição deste ano está disponível no site da FCMC www.fcmc.teresina.pi.gov.br e, de acordo com o regulamento, poderão participar do concurso piauienses natos ou radicados no Estado há pelo menos três anos e que não tenham livros publicados nas categorias a que concorrerão. Cada participante pode inscrever até dois originais de sua autoria, obrigatoriamente inéditos, em qualquer das categorias.

As inscrições são gratuitas até o dia 10 de Março/2019, no horário das 8h às 13h, e os trabalhos deverão ser apresentados em três vias, encadernados em espiral em envelope lacrado sob pseudônimo, com indicação da categoria, endereçado ao Concurso Literário “NOVOS AUTORES – PRÊMIO CIDADE DE TERESINA/ EDIÇÃO/2019”, entregue o protocolo na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Rua Félix Pacheco, n° 1.440, Centro-Sul, CEP: 64.001-160, Teresina-PI.

A premiação será a publicação das obras classificadas em primeiro lugar de cada categoria com 1.000 exemplares pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, à qual se reservam os direitos autorais da primeira edição, além da outorga de certificado de premiação. Aos segundo e terceiro classificados, de cada categoria, serão outorgadas menção honrosa.