Visando a integração da educação com a cultura popular através do Bumba meu boi, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves lança neste mês de agosto o projeto “Boi na Escola”, que irá levar apresentações e workshop sobre a dança do folclore.

Para o gerente de promoção cultural da FMC, Paulo Dantas, a ideia é levar aprendizado as crianças. “Nosso maior objetivo é fazer com que a nova geração se aproxime dessa cultura que já se fez tão forte no nosso Estado e que futuramente, continue como tradição”, afirma.

O Bumba meu Boi é uma dança do folclore popular brasileiro com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. Em Teresina, existem doze grupos que se apresentam nas mais diversas zonas.

O projeto será uma vez por semana, onde um boi de Teresina faz uma apresentação didática em uma das escolas da rede municipal de ensino. Será um momento, onde o boi executará a ação e após a apresentação, o coordenador de cultura popular juntamente com o respectivo mestre de boi, farão a apresentação dos personagens, enredo e instrumentos musicais.

“Além da criançada aprender sobre nossa tradição, os grupos de Bumba meu Boi terão circulação na cidade durante o ano todo e não apenas no período junino, fortalecendo a identidade”, ressalta Paulo Dantas.

Teresina é toda arte

Avenidas, ruas, parques e casas, serão palco para muita cultura e entretenimento durante todo o mês de Agosto. Em comemoração aos 167 anos da cidade, a Fundação Monsenhor Chaves planejou atividades que contemplam a comunidade, com o objetivo de levar cultura a todas as gerações.

“Do dia 01 ao dia 31 teremos atividades culturais em comemoração ao aniversário de Teresina. Esta foi uma forma de comemorarmos nosso mês com o que temos de melhor na FMC, nossa arte e artistas”, afirma.