O Palácio da Música oferece cursos de violoncelo e contrabaixo acústico para iniciantes, cujas aulas iniciarão já na primeira semana de setembro de 2019. A taxa de matrícula custa 50 reais e não há mensalidade. As aulas são uma vez por semana e não é necessário que o aluno possua o instrumento.

As matrículas podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h, sem pausa para almoço. Elas duram de acordo com a disponibilidade de vagas, ou seja, por ordem de chegada. Não é necessário trazer documentos, apenas preencher uma ficha disponibilizada no próprio Palácio da Música e realizar o pagamento. Confira os horários dos cursos disponibilizados:

Orquestra escola (não é necessário possuir o instrumento):

Violoncelo, quinta-feira, 15h30-17h, para alunos de 10 a 15 anos

Contrabaixo acústico, quinta-feira, 14h-15h30, para alunos de 12 a 18 anos

O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda, tocado com arco, na posição vertical, e colocado entre as pernas. Pertence à família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas. Essa família se diferencia da família da guitarra tanto pela afinação, como pela forma do instrumento.

O contrabaixo, assim como o violoncelo, é um instrumento de cordas friccionadas por um arco, e também tocado por pizzicato, com os dedos. Dentre os instrumentos da família das cordas, é o registro mais grave, e também o instrumento de maior tamanho. É usado em grandes orquestras em famílias de até 12 instrumentos e usado sozinho na música de câmera, jazz e música popular.

O Palácio da Música é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) e fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro. A casa dissemina arte por meio de bandas Infanto-Juvenil, oficinas de música, workshops e concertos oferecidos ao público.