Neste sábado, dia 23, o Museu de Arte Sacra João Paulo Libório será centro de discussões sobre história e patrimônio com a primeira edição do projeto “Conversa Sacra”, que propõe debates sobre vários temas no espaço. O primeiro encontro acontece às 9h, com entrada franca, e terá como tema “Uma visão histórica da Igreja de São Benedito”, ministrado pelo pesquisador de história e literatura piauiense Igo Rafael.

A ideia dos encontros é tratar de assuntos relacionados à história da arte sacra em um ponto de vista historiográfico, antropológico e cultural, fortalecendo a identidade teresinense e valorizando o patrimônio. Eles acontecerão mensamente, sempre aos sábados.

No primeiro encontro, o pesquisador Igo Rafael trata de “Uma visão histórica da Igreja de São Benedito” com uma passagem pelos subtemas da ereção da irmandade dos escravos, a chegada de Frei Serafim, o início da construção do templo dedicado a São Benedito, entre outros.

Mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal Monsenhor Chaves, o Museu de Arte Sacra João Paulo Libório funciona na Rua Olavo Bilac, 1481, no cruzamento com a 24 de Janeiro. O espaço, última moradia de Dom Paulo Libório, primeiro arcebispo da cidade, abriga acervo de mais de 2 mil peças, entre livros, imagens sacras, alfaias, oratórios, paramentos e mobiliário pertencente ao religioso.