Nesta quinta-feira (11) a terceira edição do projeto Quinta Sinfônica, da Orquestra Sinfônica de Teresina, apresenta a Sinfonia n° 04 do compositor alemão Johannes Brahms. O projeto tem início às 20h no Palácio da Música, com entrada franca e terá a regência de Aurélio Melo.

A “Quinta Sinfônica” consiste em concertos totalmente eruditos às segundas quintas-feiras de cada mês, no Palácio da Música, sempre às 20h e com entrada franca. A ideia é apresentar uma sinfonia diferente por mês, possibilitando que a população aumente seu conhecimento sobre o repertório erudito, ouvindo sinfonias dos mais diversos compositores de diferentes gerações e estilos.

Brahms, um dos mais destacados compositores do romantismo musical europeu do século 19, considerado pelo pianista e professor Hans von Bülow, um dos pilares da música clássica, formando, com Bach e Beethoven, o tripé “três Bs”. Dedicou-se a quase todos os gêneros e, para muitos, foi o sucessor de Beethoven, além de ser um continuador da obra de Schubert, e contribuir para a divulgação da música de Bach, quando esta ainda não era muito valorizada.

A OST é mantida pela Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina com a ajuda da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Desde a sua criação, em 1993, a Orquestra se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de grandes compositores populares, para a grandiosidade do som sinfônico, com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.