Nesta sexta-feira (27) o Projeto 6ª às 6 irá apresentar a proposição “Fórmula do Sensível”, do bailarino e coreógrafo José Nascimento.A proposta será exibida ao público na Casa da Cultura, a partir das 18h, com entrada gratuita.

Em Fórmula do Sensível, José busca referências em coreógrafos importantes, como Merce Cunningham e Anne Therese de Keersmaeker, para unir a matemática e a qualidade do movimento da dança pertencente ao repertório de cada bailarino.

“A ideia é que os bailarinos se movimentem através de pontos marcados em seus corpos e no espaço. Cada movimento é definido através de um sorteio, onde nascem inúmeras possibilidades. Além disso, eles devem se movimentar como se estivessem dançando dentro da água”,explica o coreógrafo.

Fórmula do Sensível faz parte do Projeto 6ª às 6 do Balé da Cidade de Teresina com o apoio da Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina, que tem como objetivo propor criações, interações, debates e abrir espaço para os artistas como forma de fazer parte da dança na cidade. “Usamos o espaço para a divulgação do trabalho do Balé da Cidade, a aproximação e a formação de público, com a apresentação de processos artísticos criados em poucos encontros e que ocupam os espaços da Casa da Cultura”, explica Janaína Lobo, coordenadora artística da Companhia.

O projeto surgiu em 2014 e de lá pra cá vem se repensando e se atualizando e a cada ano volta com algo novo, mais maduro, sendo um dos nossos projetos mais longevos, importantes e necessários, pois se alimenta e se afetada com cada edição, trazendo frescor.

Sobre a Companhia

O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense. Vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações públicas, conversas e formação continuada.

O Balé da Cidade de Teresina conta atualmente com 18 membros e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina através da Fundação Monsenhor Chaves e Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Tem direção de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo e ensaios de Carla Fonseca.