Quem nunca escutou aquele ditado “quem canta seus males espanta”? Com certeza, todo mundo. Trazendo esse dito para a dança, sem dúvida, há uma relação bem semelhante, já que dançar cativa, revigora e diverte e é essa a intenção do projeto Teresina em Dança. Nesta sexta feira (19), acontece mais uma noite do projeto que tem como grande atração o Cordão Grupo de Dança, às 19h30, no Teatro Municipal João Paulo II.
O Teresina em Dança é uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Fundação de Cultura Municipal Monsenhor Chaves, e foi criado visando atender ao cenário cultural local. Um dos principais objetivos do projeto é incentivar as produções cênicas no segmento da dança na capital que, a cada ano, surpreende a todos descobrindo vários talentos. “Por mais uma edição, acreditamos que o projeto já está inserido no calendário cultural teresinense, e ajuda a fomentar o segmento da dança na cidade”, afirma o coordenador de dança da FMC Casius Clay.
Dança é arte, é vida. Dessa forma, o Cordão apresentará o espetáculo “Corpo~Cordão”, criado a partir da dissertação de mestrado, intitulada “Corpo~Cordão – cartografias de jovens dançantes em Teresina – PI”, do professor de Educação Física e idealizador de projetos artísticos Roberto Freitas.
Criado em 2005, por meio do projeto Arte~Educação, o Cordão Grupo de Dança é formado por alunos e ex-alunos da Escola Municipal João Porfírio de Lima Cordão. Coordenado pelo Professor Mestre Roberto Freitas, o grupo é apoiado pela ACORDA – Associação dos Amigos do Cordão Grupo de Dança, Secretaria Municipal de Educação – SEMEC e Studio de Pilates Daniela Costa.
Neste ano, o coletivo completa o seu 14° aniversário e, ao longo da sua história, já foi assistido por mais de um milhão de pessoas em eventos de nível internacional. O Cordão leva em sua bagagem dezenas de prêmios. Somente em 2017, participando do 20º Festival de Dança de Teresina, conquistou sete prêmios, além do de melhor coreógrafo para Roberto Freitas.